2ª MOSTRA FOTOGRáFICA PELOTAS COTIDIANOS

MOSTRA EM PELOTAS TRAZ ELEMENTOS DO COTIDIANO LOCAL
Jussara Lautenschläger

Caderno ZOOM do Diário Popular - Pelotas, sexta-feira, 20 de julho de 2012, 17h23m

Os ambulantes, o movimento das feiras livres, a fila do ônibus, o pipoqueiro e o engraxate são algumas das pessoas que foram captadas pelas lentes das câmaras fotográficas de profissionais e amadores, que participam da 2ª Mostra Fotográfica Pelotas cotidianos, exposta no Artes e Ofício Zona Norte, até o dia 27 de julho de 2012.
A presidente do Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas (Mapp), Maria da Graça Antunes, explica que no ano passado o enfoque foi Pelotas Satolep. Este ano, em que Pelotas comemora 200 anos, a ideia foi enfocar o elemento que dá vida a esta cidade: a população e o seu dia a dia. Os 14 inscritos saíram pelas ruas e fizeram imagens de pessoas e locais que muitas vezes, passam despercebidas aos olhos de quem caminha pelo centro da cidade.
Para Maria da Graça o resultado é muito interessante, porque leva as pessoas a pararem um pouco e buscarem em suas mentes, o momento em que viram aquelas pessoas como o conjunto das imagens a sua frente. Um olhar atento a pessoas que fazem parte da história da Princesa do Sul.
Participam da mostra Ariel Bianchini Leonardo, Beatriz Guimarães, Ceres Torres, Eduardo Soares Devéns, Elisabete de Oliveira Pereira, Flávio João Forlin, Gustavo Bicca, Leonardo Tajes Ferreira, Lúcio Pereira, Luiz Roberto Barbosa, Maria Alice Castilho, Michele Iannarella, Norma Alves e Tânia Bellora. Os convidados são Fernanda Tomiello, Nauro Júnior e integrantes do Photograpien - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação da UFPel, Amanda Ribeiro Corrêa, Carine Belasquem Rodriguez, Daniela Pereira dos Santos, Diana Silveira de Almeida, Gustavo Reginato e Juliana Silva Petitot, sob a orientação da professora e também participante da mostra Cláudia Mariza Mattos Brandão.