(RE)DESENHANDO A CIDADE

Coletiva Fotográfica

No mês de agosto duas datas em especial se destacam. No dia 17 comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, enquanto que o dia 19 é a data consagrada à FOTOGRAFIA, pois em 19/08/1839 foi apresentado oficialmente ao mundo o resultado do processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre, o Daguerriótipo.

Com o objetivo de destacar a intrínseca relação entre Fotografia e Cidade, a exposição (RE)DESENHANDO A CIDADE, apresentada pelos pesquisadores-artistas do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, UFPel/CNPq, é uma mostra coletiva de imagens fotográficas resultantes da utilização da técnica da “Fotografia da Lata” (pin hole). Sem utilizar recursos tecnológicos avançados, a “Foto da Lata” simboliza um retorno às origens da fotografia, um processo que começa com a construção da própria câmera, baseando-se num princípio que remonta à Antiguidade, ou seja, controlar a luz para registrar o instante fugidio.

Mais do que uma atitude romântica de abandono das novas tecnologias, o que motivou a nossa opção por essa prática é a atmosfera gerada, um clima que torna as imagens distintas de qualquer outra fotografia. Dentre tantos modos de se ver o mundo, na complexidade tecnológica do cotidiano contemporâneo, essa é uma maneira mágica de aprisionar o tempo, de questionar a realidade e de tentar reconstruí-la a partir de novos olhares.


Profª Cláudia Brandão
Coordenadora do PhotoGraphein