NARRATIVIDADES URBANAS

Coletiva Fotográfica

Realizada entre 18/08 e 18/09 de 2020, na Galeria de Arte Edmundo Rodrigues, em Bagé (RS)



Toda a rua tem seu curso
Tem seu leito de água clara
Por onde passa a memória
Lembrando histórias de um tempo
Que não acaba

A Rua – Torquato Neto



Embalados pelas palavras dos poetas Torquato Neto e Fernando Pessoa, esquadrinhamos a memória dando visibilidade a lembranças de vivências comuns e recentes. Através de recortes fotográficos aproximamos espaços geograficamente distantes, as cidades de Bagé e, principalmente, Aveiro (Portugal), expondo simbolicamente as raízes que nos atravessam.
No ritmo da pausa reflexiva de olhares que repousam nos detalhes, propomos uma viagem orientada por experiências comuns, amplificadas por outras relações de proximidade entre o visto e as vivências particulares de cada espectad@r. As imagens não estão identificadas, propondo um jogo de identificação de modo que o percurso proporcione a tod@s navegar no rio nem sempre tranquilo da memória e da imaginação, em busca de outras NARRATIVIDADES URBANAS possíveis.
O agravamento da situação pandêmica na nossa região não nos permite estar presentes para a montagem e abertura do evento. Queremos de viva voz agradecer o apoio recebido da assistente cultural Magda Péres, para o transporte das obras, e de Anacarla Oliveira, encarregada da montagem da exposição.
Obrigada a todas, todes e todos.
Bem-vindas/es/os sejam a ruas também portuguesas!!

Cláudia Brandão e Guilherme Sírtole
Agosto/2020


Vídeo da Exposição Virtual: https://youtu.be/gxAYPGZp1rE...

Reportagem sobre a exposição: https://youtu.be/WB-YukEXYqI...