FLUXOS NOS ESPAÇOS EM TEMPOS PANDÊMICOS - RIO GRANDE/RS

POROROCA PANDÊMICA

A exposição “Fluxos nos espaços em tempos pandêmicos” origina-se do convite do professor Dr. Sandro Martins Costa Mendes (UNIPAMPA – Jaguarão) para a realização do Colóquio “Fotografia e Produção Cultural” (2021), pelo PET do Curso de Produção e Política Cultural da UNIPAMPA e pelos grupos de pesquisa ART?ECOS: núcleo de estudos e práticas artísticas ecosóficas CNPq/FURG e PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação –CNPq/UFPel.
O colóquio foi realizado de modo on-line, em face da COVID-19. No entanto, pouco a pouco, com a vacinação e a conscientização da população sobre os impactos sanitário e social dessa experiência global, as universidades brasileiras organizaram a retomada presencial com os cuidados necessários para a qualidade de vida da comunidade acadêmica.
E nessa “onda” embarcamos no fluxo espacial do contexto das plataformas digitais ao espaço físico das Galerias. Inicialmente uma apresentação das obras na Galeria Intercultural Magliani – GIM, no campus da UNIPAMPA de Jaguarão. Como o encontro entre as águas de dois rios, essa pororoca pandêmica teria nos levado à cena presencial no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, na cidade de Pelotas (RS), em 31 de agosto de 2023; porém, duas horas antes da abertura, foi necessário cancelá-la. Um hiato se formou, mas aqui estamos na Hippocampus Sebo e Livraria compartilhando os olhares dos integrantes dos referidos grupos de pesquisa e suas questões acerca do cotidiano e dos fluxos nos espaços em tempos pandêmicos, pois os impactos sanitários, políticos, psíquicos, socio-históricos, persistem.

Cláudio Tarouco de Azevedo
Cláudia Mariza Mattos Brandão

01 de dezembro de 2023.