CARTO/FOTO/GRAPHIA INTERVENçãO ARTíSTICA - PROVOCAÇÃO V NO OUVINDO COISAS
Como olhamos a cidade? Como a cidade nos olha? Que segredos escapam aos nossos olhos anestesiados pela correria diária? Como narramos a cidade que repousa em nosso imaginário?
Quando pensamos sobre os mapas das cidades somos remetidos às plantas dos espaços urbanos, desenhos do mundo que orientam e dirigem os olhares e as percepções sobre a realidade. Os mapas, também chamados Cartas, são construções imaginárias produzidas como ideário de representação. Eles são registros de memórias e narrativas da geografia que dão visibilidade a significados historicamente constituídos.
Na contemporaneidade é significativo o número de artistas que investigam, a partir das relações entre territórios geográficos e a Arte, diferentes formas de construção de significados. Com temas que envolvem a paisagem, a memória e a cartografia, e priorizando a fotografia em suas obras, artistas brasileiras como Rosângela Rennó, Anna Bella Geiger e Elaine Tedesco ganham destaque no cenário artístico internacional.
Com a intenção de provocar as mentes e instigar os olhares, a presente proposta, assinada pelos integrantes do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, UFPel/CNPq, tem como objetivo dar “visibilidade” às sensibilidades que afloram das cartas urbanas. Através de uma leitura sensível da cidade, pelo viés da fotografia, buscamos a construção coletiva de um microcosmo simbólico, apresentado como uma cartografia do sensível, cuja significação surgirá com a compreensão das intrínsecas relações entre o fenômeno (a cidade) e o sujeito. Nosso objetivo é discutir as diferentes percepções sobre o espaço urbano, relacionando a objetividade das representações cartográficas com as subjetividades que habitam a cidade, ou seja, ler o mundo nas entrelinhas da produção artística.
Como faremos isso?
Solicitamos que cada inscrito responda à seguinte pergunta: “Se a sua cidade estivesse condenada a desaparecer e lhe fosse dado o direito de salvar/preservar UM prédio, qual prédio você escolheria/salvaria?”. A resposta, na forma de uma imagem fotográfica, deverá ser enviada ao site do evento, com um peso máximo de 300 Kb.
Imagens disponíveis em: http://www.ouvindocoisasfotos.blogspo...
Mediadores da proposta: Cássio Pinheiro, Cláudia Mariza Brandão, Claudia Tavares, Daniel Duarte Corrêa, Luísa Kuhl Brasil, Sílvio Cesar dos Santos Franz e Xênia Velloso
Observação: As imagens postadas pelos participantes foram projetadas juntamente com mapas das cidades a que se referem no dia do evento, na sala preta da UFSM. As projeções foram acompanhadas de discussões sobre as relações subjetivas com o espaço urbano. Sobre o evento consultar http://w3.ufsm.br/ouvindocoisas/...